9.7.18

Dificuldades em estudar sozinha em casa e como eu as contornei


Oi, tudo bem?

Hoje eu vim compartilhar com vocês os meus desafios de estudar em casa para o vestibular e como eu procurei contorná-los. Eu estudei sozinha, sem cursinho, usando apenas materiais gratuitos da internet e livros da biblioteca da minha cidade.

Lembre-se: cada um é cada um. Estou apenas tentando dar um help porque eu sei como é complicado fazer tudo isso sozinho. Espero que te ajude!

1. FALTA DE CONCENTRAÇÃO
Isso pode ser um dos maiores problemas para a maioria dos estudantes que estão se preparando para o ENEM e o vestibular em casa, justamente pelo fato de você estar na sua casa, há tantas coisas que podem te distrair e te interessar mais do que aquela vídeo-aula de matrizes.

As formas que encontrei para contornar isso foram:
- Fazer pausas longas a cada duas horas e fazer aquilo que eu queria fazer (ler livros, ver vídeos no Youtube, etc);
- Ler livros: acho que o hábito de ler há muito tempo me ajudou muito com isso, já que para ler eu precisava ficar muito tempo sentada, sem me distrair com nada. E eu falo de livros de romance mesmo e não livros escolares. Se você não tem esse hábito, nunca é tarde para começar e ele traz muitos benefícios nessa vida de vestibulando.


2. PREGUIÇA
Não é todo dia que a gente acorda com disposição para estudar, né? Eu sei.

As formas que encontrei para contornar isso foram:
- Escolher horários em que eu estava normalmente mais produtiva: Se você percebe que sempre acorda muito disposta pela manhã, aproveite esse período; ou se você nota que as suas noites são mais produtivas, explore isso;
- Dormir bem: esse é bem óbvio, mas não menos importante. Durma, descanse a cabeça e tire da sua cabeça suas preocupações;
- Fazer atividades físicas: no ano em que estava estudando para o vestibular eu procurei me mexer mais. Eu nunca fui muito ligada em esportes ou academia, mas eu tinha uma esteira em casa e sempre ficava pelo menos uma hora do meu dia lá andando, tomava banho e voltava para os estudos. Se você não tem nenhum equipamento assim, existem vários aplicativos para celular e sites que te ajudam a se movimentar um pouco dentro da sua casa mesmo.
- Frases inspiradoras por todo lado: eu imprimi e colei nos quadrinhos do meu quarto frases motivacionais para me ajudar (até hoje eu tenho esses quadrinhos: "entrego, confio, aceito e agradeço" e "sempre é dia de agradecer"); na tela do meu computador atualmente eu mantenho a frase "start now". Inclusive, fiz o mesmo com os nomes dos meus alarmes do celular.


3. FALTA DE MATERIAL
Engana-se quem acha que é difícil demais estudar por conta própria por falta de material. 

As formas que encontrei para contornar isso foram:
- Na internet tem tanta coisa! Pretendo trazer um post para vocês em breve com links de todos os sites, canais do youtube, etc que eu via e me ajudaram muito.
- Ir na biblioteca: na biblioteca que eu frequento tem uma sessão apenas para livros de vestibular. Se na sua cidade não tem nada disso, você pode pedir ajuda para pessoas que já passaram pelo vestibular e pedir livros emprestados.

É isso, pessoal. Eu acho que esses foram as 3 maiores dificuldades que eu encontrei, mas conforme eu acabe me lembrando eu venho contar para vocês. Não desanimem! Qualquer coisa, venham conversar comigo, eu vou adorar.

Beijos.

2 comentários:

  1. Oi,Mô! Eu sempre me identifico bastante com posts assim apesar de eu não estudar mais para o vestibular. Estudar a distância e quase a mesma coisa, tirando a parte do material eu vivo isso aí quase todos os dias. Não é fácil mesmo,tem que ter muita disciplina e dedicação! O engraçado é que quando eu comecei a faculdade, o melhor horário para mim era de manhã, ficava muito disposta. Hoje em dia é a tarde, não posso nem sonhar em acordar cedo senão não estudo nada. Adorei a postagem! É sempre bom ler dicas como essas, ainda mais para quem tem que enfrentar um vestibular, né?!

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lí!
      Hahah, que bacana! As vezes a gente vai mudando também para não enjoar, ou ficar muito cansada. Eu prefiro estudar a tarde mesmo, sobra mais tempo.
      Fico feliz que tenha gostado, linda <3.

      Beijo

      Excluir

Copyright © 2016 moni weekly | studies , Blogger