7.8.17

Como eu estudei e passei em uma faculdade pública de Direito [PARTE 01]

@sprintingstudies
Oi, tudo bem?

Hoje eu vim contar pra vocês como eu fui aprovada no começo desse ano na faculdade pública dos meus sonhos. 

Eu terminei meu ensino médio em 2015 e em 2016 não tinha sido aprovada no vestibular que eu queria e meus pais não queriam que eu ficasse sem estudar... então, fiz um ano de Direito em uma faculdade privada da minha cidade, mas ao mesmo tempo, estava estudando para prestar o vestibular de novo na faculdade pública que eu queria.

A minha faculdade era de manhã e eu não tinha aula dois dias na semana. Meu cronograma de estudos para o vestibular era de 6 horas por dia, todos os dias, menos no sábado, afinal, eu precisava de um descanso.

Dessas 6 horas nos dias que eu não tinha aula da faculdade eu estudava 2 horas de manhã (10h-12h), almoçava, lavava louça, etc e voltava a estudar a tarde (14h-16h); novamente parava para fazer coisas que eu gostava (ler, ver filme) e voltava a estudar até o horário da janta (18h-20h). Quando eu tinha aula, eu passava as horas da manhã para tarde e noite.

Dedicava uma hora para cada matéria e intercalava com matérias de humanas x exatas x biológicas, por exemplo: de manhã era uma matéria de exatas e outra de humanas (matemática e filosofia); depois outras duas de exatas e biológicas (física e biologia), entenderam? Assim eu me cansava menos da matéria e podia me concentrar melhor, deixava minha mente mais descansada. Além disso, quando dava, colocava uma matéria que eu não gostava ou sentia dificuldade e depois uma que eu gostava e tinha mais facilidade (física e história).

- Minhas 6 horas de estudo foram suficientes?
Para mim foram. Mesmo achando que estava estudando bastante, as vezes via alguns amigos meus estudando 10, 12 horas e eu me sentia mal comigo mesma, pensando que eu poderia estudar mais, mas por outro lado eu entendia que eu estudava 6 horas com muito foco, sem ficar enrolando ou pensando em outras coisas. Eu me divertia com meus amigos, saia com meu namorado, jantava com a minha família, eu continuei vivendo. Não estou te dizendo que você deve estudar 6 horas, você deve estipular um horário que seja bom e confortável para você.

O meu curso era o mais concorrido da faculdade, então, comigo funcionou e é isso que eu quero mostrar para vocês. Cada um é cada um. Não adianta estudar 13 horas por dia e ficar se desconcentrando.

- Tinha pressão para que eu passasse no vestibular?
Da parte dos meus pais não. Eles queriam sim que eu passasse na faculdade dos meus sonhos, mas quando eu não fui aprovada no primeiro vestibular eles não me obrigaram a continuar estudando até passar. Eles simplesmente me matricularam em uma faculdade privada porque não queriam que eu ficasse sem estudar. A cobrança veio de mim mesma. Talvez não fosse uma cobrança, mas sim um objetivo, sabe? 

- Foi complicado estudar em uma faculdade e estudar para vestibular?
Um pouco. A minha faculdade não cobrava muito, digamos assim. Não tinha muitos trabalhos nem atividades, além do mais, meu foco maior era em outro local, então as vezes acabava dando prioridade a isso do que meus afazeres da faculdade que estava.

- Você pensou em fazer cursinho?
Não. Eu já estava pagando uma faculdade privada e geralmente os cursinhos são bem caros. Não assinei nem os cursinhos online (como o Descomplica), todo material foi de graça, dos livros da biblioteca, conteúdo e vídeo aula da internet mesmo. 

- Se não tivesse sido aprovada, continuaria estudando para o vestibular?
Sim. Isso era uma coisa que comecei a pensar quando foi se aproximando o vestibular e o ENEM. Eu pensava: "será que eu vou conseguir suportar tudo isso de novo?", mas eu sabia que todo o esforço valeria a pena algum dia, se não fosse naquele ano, seria em outro.

Espero ter ajudado vocês! Qualquer dúvida, só comentar aqui.
Beijos.

2 comentários:

  1. Aaah, que blog bacana, Môni.
    Não sabe como da um certo alivio ler seu depoimento. Decidi não fazer ENEM no ano passado, mas que estudaria esse ano. Falta cento e poucos dias, mas ainda me sinto perdida. No começo foi em como estudar sozinha (porque como você disse, os cursinhos são o olho da cara e no momento eu ando precisando dos dois, haha, então precisei organizar tudo eu mesma) e agora é na insegurança: vejo pessoas estudando praticamente o dia todo, De domingo a domingo. Leio sobre pessoas que começam as 6am e vão até a noite, e eu aqui que nem consigo manter o ritmo por vários dias seguidos. Então foi muito bom ler o que você escreveu porque realmente, temos que encontrar um método de estudo e organização que funcione conosco. Cada pessoa é diferente!

    Amei esse teu cantinho!♥ ♥ ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jess!
      Obrigadaaaa, sua linda! Fico feliz que você tenha gostado! Fico ainda mais feliz em saber que você se identificou e que te trouxe algo bom.
      Essa fase é difícil mesmo, mas se precisar de QUALQUER COISA, conversar, etc, só me chamar no direct do leitoracretina mesmo, viu?

      Beijão

      Excluir

Copyright © 2016 moni weekly | studies , Blogger